terça-feira, 19 de maio de 2009

Olá pessoal!Não vi, mas é certo que foi veiculado na RBS TV , Jornal do Almoço, matéria sobre direito previdenciário dando conta que o advogado é figura dispensável nas ações previdenciárias.O aposentado, pensionista tem que ser obrigatóriamente associado para ter um pleito apreciado na Justiça!De onde tiraram tamanha asneira.A OAB , é sabido esta tomando providências para retratação da matéria.Afinal, querem popularizar a exclusão do advogado.
Bom, há um bom tempo atribuem a demora da Justiça a atuação do advogado.Daí a criação de juizados especiais tanto no âmbito estadual, como no federal.Na mesma esteira o tribunais de mediação e arbitragem, que ressurgiram no contexto legal a partir da Lei n. 9.307/96.
Ora, qualquer operador do direito sabe que o sistema legal complexo e desatualizado na área processual, assim como o sistema obsoleto de gestão do Poder Judiciário, dentre outros, é o que fazem a Justiça ser lenta!A atuação do advogado seria em último caso e em rara exceção, o motivo para que um processo se tornasse mais lento do que o normal.
Portanto, voltando ao inicialmente comentado, é necessário sim a assistência de advogado em pleitos judiciais e até administrativos contra o INSS, garantia esta do Estado Democrático de Direito. Qualquer iniciativa contra isso deve ser de imediato rechaçada.Aplausos a OAB neste episódio!

Nenhum comentário:

Postar um comentário